quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Provas Finais = Desespero

http://img403.imageshack.us/img403/2271/ogaaaaajpsfspztal0cyzdk.jpg
Chegou a semana de provas finais e já estou desesperado, aquelas materiais que eu preciso recuperar são justamente as mais dificeis e como a maioria dos seres humanos, deixei tudo pro final. Ontem, eu pensei em sair da sala e não fazer mais prova nenhuma, entreguei minha prova de Biologia quase em branco.

Aqui vão algumas dicas para quem ficou nessa ultima semana de provas, que a única coisa boa que envolve ela é que depois que ela acaba, você esta de férias.


1. Procure dormir bem no dia que antecede a prova;

Não invada a madrugada estudando, pois, desta forma prejudicará varias funções importantes, tanto cerebrais quanto de recuperação celular. O sono não é perda de tempo, ele é muito importante no desempenho global, pois você precisa render o máximo possível, e o máximo só se consegue cuidando bem de seu corpo e de sua mente.


2. Evite estudar demais na vesperá da prova;

Resista à tentação de tentar aprender tudo o que ainda não sabe às vésperas da prova. Essa overdose de informação só irá sobrecarregar a sua cabeça e pode até prejudicar o seu desempenho na prova.

3. Cuide da alimentação;

Coma muitas frutas e verduras e beba bastante líquido. Evite alimentos estimulantes, como chocolate e café, pois não contribuem para o melhor funcionamento do cérebro e podem até aumentar o nervosismo. Alimentos muito gordurosos também devem ser evitados, pois demoram mais tempo para serem digeridos e podem dar sono e mal-estar.

4. Procure levar uma garrafa de água para beber na prova;

Sair da sala só vai prejudicar sua concentração.

5. Confira se está levando tudo o que precisa;

Antes de sair de casa, observe se tem com você os documentos ( identidade e carteirinha) e o material necessário (caneta azul ou preta, lápis e borracha);

6. Desligue o celular;

7. Faça a prova com atenção;

Não preciso nem falar que a principal aliada é a “calma”. Parece impossível, mas ela é fundamental para manter a concentração e conseqüentemente obter um bom resultado. Tenha em mente que as questões da prova estarão dentro do conteúdo que você estudou, e se por acaso aparecer alguma questão que você não saiba (pois não deu tempo de estudar a matéria, e isso é mais que normal), existiram muitas outras que você domina e sabe, portanto não fique em um primeiro momento perdendo tempo com o que você não sabe. Vá direto para o que estudou, e no final, se sobrar tempo, você retorna para essas questões para dar uma analisada e no mínimo utilizar o famoso “achômetro”.

8. Revise todos os seus resultados;

Muita atenção com os cálculos, as vezes você fez o raciocínio certinho e perde a questão devido a uma bobagem.

9. Em caso de semana inteira de provas:

Ao término de cada prova, evite o desgaste emocional de ficar discutindo com outros colegas sobre as respostas. Melhor ir para casa descansar e recomeçar todo o processo de preparação para a próxima prova.

10. Bola pra frente!

Não importa se hoje é o teste da matéria que você mais precisa de pontos. Assuma uma atitude positiva. Acredite no seu potencial e faça o melhor que puder.


Fontes: Mundo Vestibular, Vem Concursos, Tudo Sobre Concursos, Universia.

0 comentários:

Postar um comentário