terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Adolescentes devem aprender a cuidar da pele com espinhas

Meu nome é Rodrigo e tenho 17 anos. Minha pele é muito oleosa, com cravos pretos e espinhas. Lavo o rosto várias vezes ao dia, e parece que minha pele está sempre suja. Será que as espinhas podem ser causadas por sujeira da pele? Poluição piora a acne?

Rodrigo, as espinhas da fase da adolescência não ocorrem por sujeira ou poluição na pele. Elas são causadas pelo excesso de oleosidade, quando as glândulas que a produzem funcionam exageradamente. Isso acontece tanto por modificações hormonais como por tendência genética. Cravos também não têm relação com sujeira, eles são acúmulos profundos de gordura e queratina na pele. Ficam dentro do poro, onde é impossível lavar com sabonete ou limpar com adstringente. Os cravos escurecem porque a gordura deles oxida em contato com o ar.

Com pele oleosa e espinhas, é importante que você se preocupar com a limpeza, já que o acúmulo de impurezas pode agravar seu problema. Além de sujeira e poluição, a limpeza remove o excesso de oleosidade. Assim, use sabonete apropriado para seu tipo de pele duas ou três vezes ao dia. Não lave o rosto mais vezes, isso estimula o funcionamento das glândulas produtoras de oleosidade e prejudica ao invés de ajudar. Use água fria para lavar o rosto. Depois de secar, use adstringente e creme de tratamento, que devem ser indicados por seu dermatologista. Com boa dose de paciência e bom tratamento, é possível melhorar a pele.


Informações tiradas da revista VEJA

0 comentários:

Postar um comentário