sábado, 18 de dezembro de 2010

Chocolate: amigo ou vilão?

http://img41.imageshack.us/img41/2271/ogaaaaajpsfspztal0cyzdk.jpg
Estava querendo fazer uma matéria sobre chocolate e aqui esta, ele, que é um dos doces mais consumidos do mundo, se não for o mais consumido faz bem ou faz mal? Como possui também na sua composição cafeína e teobromina, que são estimulantes, o chocolate agiliza o raciocínio. Possui também a capacidade de estimular a produção de serotonina, responsável pelo bom humor, ajudando a combater a ansiedade e depressão.

Os compostos polifenóis presentes no chocolate, também chamados de flavonóides, são potentes antioxidantes pois impedem que o LDL-colesterol (o colesterol ruim ) seja oxidado e que se deposite nos vasos sangüíneos, que bloqueiam as artérias. Por isso, o consumo de chocolate tem sido associado à redução do risco de doença cardiovascular em estudos epidemiológicos.

Segundo outro estudo científico, apesar de 60% da gordura do chocolate ser saturada, o seu consumo não eleva os níveis de colesterol no sangue. Isso porque uma parte dos ácidos graxos saturados do chocolate são convertidos em outro ácido graxo que não favorece o aumento do colesterol no sangue.

Mas, não se pode comer em excesso, como o chocolate é muito calórico, o excedente de energia vai se depositar na forma de gordura no corpo e futuramente pode se depositar nas artérias, não exercendo dessa forma os seus efeitos benéficos.

1 comentários:

YUK0 disse...

Ah to nei ai se é muito calórico vou me entupir de chocolate u.u KKKK

Postar um comentário